Afinal, como escolher a melhor guitarra para tocar rock?

Tempo de leitura: 3 minutos

Não há um consenso entre os guitarristas sobre a melhor guitarra para o rock, mas é bom você tocar o instrumento antes de dar a sua palavra final

Será que existe uma guitarra para tocar rock que seja perfeita? Alguns guitarristas acham que não e outros que sim. Afinal, quem é fã do heavy metal, por exemplo, prefere guitarras com reforço no captador humbucker, como a Flying V, para ter uma melhor captação, enquanto outros curtem o som encorpado e versátil da Les Paul. Mas, para você, há diferença? Veja alguns detalhes neste artigo.

Nesse sentido, a grande maioria das pessoas que começa a tocar guitarra elétrica é motivada pela paixão pelo rock. Isso porque os solos de guitarra dos músicos mais famosos da história povoam a mente e os desejos dos guitarristas que também querem arrasar no palco.

Portanto, não há como negar que o rock está presente nos estudos de guitarra dos músicos iniciantes e dos ensaios das bandas que estão começando, independentemente do seu estilo preferido: se sertanejo, guitarra gospel, blues, entre outras variedades que a música oferece.

Quais são os modelos ideais?

Como você viu, guitarra e rock são duas palavras que andam juntas. Por isso, instrumentos que são usados em outros estilos também fazem um som legal quando você está tocando rock. Por isso, veja alguns modelos considerados ideais pelos guitarristas de rock.

Les Paul: ela tem um som forte e é quase unanimidade entre os músicos. Assim, com o corpo em mogno, ela produz um som ainda mais encorpado. Nesse sentido, a Les Paul também é ergonômica e confortável, podendo ser tocada em pé ou sentado.

Stratocaster: conhecida como Strato, ela é o símbolo do rock desde quando foi criada, há mais de 66 anos. Portanto, tem um som versátil, que se adapta a outros ritmos, sobretudo com destaque para o rock.

Flying V: o formato dessa guitarra parece lembrar os guitarristas de heavy metal que a empunham. O som é vibrante e, como consequência, perfeito para fazer riffs e buscar o som mais pesado. Esse modelo é ideal para tocar em pé.

Telecaster: sua funcionalidade é parecida com a Strato, sendo ideal para o rock, mas também para outros estilos, como o pop e o soul. Desse modo, a Tele foi criada em 1950 e é a preferida por ser bastante confortável.

Qual é o melhor para mim?

Como você pôde ver, há muitos modelos e marcas de guitarra. Contudo, para saber qual é a melhor guitarra para tocar rock, a dica é provar várias opções.

Sendo assim, se você está pensando em trocar seu instrumento, avalie a guitarra ainda na loja. Então, que tal tocá-la desligada para observar se a vibração é invariável em todo o braço?

Mais ainda: ligue o instrumento no amplificador e verifique, corda por corda, se o som está soando no mesmo nível.

Para concluir, portanto, a dica é escolher o modelo e a marca da guitarra para tocar rock de acordo com as suas expectativas. O preço, neste caso, deve ser colocado em segundo plano se o seu objetivo for um bom desempenho para chegar, finalmente, a tocar profissionalmente.

E, então, se você quer levar adiante esse projeto, que tal aliar uma boa guitarra a um bom programa de estudos? Logo, conheça o curso Guitarra Agora, do professor Max Souza.

E não se esqueça, nesse sentido, de deixar aqui embaixo, no formulário, o seu nome e e-mail para receber mais notícias sobre o mundo das guitarras.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *