Como ler tablatura para tocar guitarra perfeitamente?

Tempo de leitura: 3 minutos

A tablatura é uma forma de notação musical que orienta o intérprete em como e onde colocar os dedos no instrumento

Você deseja começar a tocar a guitarra, mas não sabe como ler tablatura ou acha isso muito difícil? Calma, porque você não está sozinho. Aliás, muita gente desiste por causa disso. Mas é bom saber que a tablatura não é nenhum bicho de sete cabeças. Então, veja os seus principais segredos neste artigo.

Portanto, quem vê seu ídolo tocando guitarra no show ou na internet não imagina que ele também passou pelas mesmas dificuldades como guitarrista iniciante. Afinal de contas, ninguém nasceu sabendo como ler tablatura.

É importante, porém, superar esse desafio para poder tocar guitarra perfeitamente. Isso porque depois de dominar a notação musical você aprenderá a tirar qualquer música da sua guitarra elétrica.

Mas antes de partir para alguns dos macetes de como ler tablatura, veja a seguir um pouquinho da teoria deste tema tão importante para quem está aprendendo guitarra.

Como entender a tablatura fácil?

Tablatura, ou tabulatura, é uma palavra de origem no latim e que significa tábua onde se escreve alguma coisa. Dessa maneira, ela é uma forma de notação musical que orienta o intérprete de onde e como colocar os dedos num determinado instrumento, como violão e guitarra.

Como esse propósito, os nossos antepassados já estudavam como ler tablatura, pois os primeiros registros do seu uso datam de 1.300 na Europa. Porém, tablaturas muito mais antigas já foram encontrados na Ásia.

Já nos dias atuais se usa tablatura para rock e pop, contudo o uso era bastante frequente no Barraco e na Renascença, na Europa.

Portanto, hoje em dia é muito comum achar tablaturas na internet. De qualquer forma, todas elas ajudam a orientar o guitarrista, como no trecho mostrado na figura abaixo da música Hotel Califórnia, da banda Eagles (aliás, vale a pena recordar!).

trecho da tablatura da música Hotel Califórnia, da banda Eagles

E, então, preparado para conhecer alguns passos iniciais de como ler tablatura? Nesse sentido, veja as dicas a seguir.

Afinal, como ler tablatura?

Para começo de conversa, a tablatura sempre é mostrada em seis linhas. Isso porque elas representam as cordas da guitarra e são compostas por letras e números.

Assim, a ordem das cordas é mostrada de cima para baixo, da seguinte maneira:

  • linha de baixo é a corda mais grossa (Mi mais grossa);
  • linha de cima é a corda mais fina (Mi mais fina);
  • de cima para baixo, as linhas representam as cordas Mi, Si, Sol, Re, La e Mi.

Assim, as demais linhas seguem a lógica do instrumento. Logo, sobre cada linha, você verá um número que, por sua vez, representa a casa da guitarra que será pressionada. Só lembrando que o número zero quer dizer que nenhuma corda precisa ser pressionada.

Além disso, quando os números aparecem juntos é sinal de que você deve tocar as cordas marcadas ao mesmo tempo.

Aliás, fica aqui um spoiler dos próximos artigos do blog Guitarra Agora: além da tablatura mostrar o que tocar, ela também mostra as técnicas mais usadas, como Hammer-on, Pull-off, Bend, Slide, Vibrato e Tapping. Continue nos acompanhando!

Em suma, o tema é fácil. Mas como ler tablatura é uma pedra no sapato de muitos guitarristas iniciantes, vença esse desafio com um bom instrutor. Por isso, convido você a conhecer o curso Guitarra Agora, do professor Max Souza.

professor Max Souza, do curso Guitarra Agora
Professor Max Souza

Ah, e aproveite que você está no blog e deixe seus contatos no formulário abaixo para sabermos suas dúvidas sobre guitarra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *