Guitarra elétrica e guitarra acústica: qual é a diferença?

Tempo de leitura: 3 minutos

As principais diferenças entre guitarra elétrica e guitarra acústica estão na amplificação do som e na estrutura do corpo. Sendo assim, na guitarra elétrica, que tem corpo sólido, o som conta com amplificador elétrico. Já na guitarra acústica, que é oca, a amplificação se dá por meio da caixa de ressonância.

Mas, você deve estar se perguntando: e a guitarra semiacústica? A principal diferença entre elas é que a guitarra acústica é oca, enquanto que a semiacústica tem uma parte oca e uma parte sólida.

Dessa forma, os sons dessas guitarras são ligeiramente diferentes para quem tem os ouvidos mais apurados para a música. Portanto, enquanto a guitarra elétrica é preferida por quem toca rock e pop, a guitarra acústica é mais usada nos estilos folk e country music. Muito embora seja possível tirar aquele som alucinante em qualquer tipo de guitarra.

Portanto, te convido a ler mais detalhes de como é a guitarra elétrica a seguir.

Guitarra elétrica: transformando sinais elétricos em ondas sonoras

Como o próprio nome mostra, a guitarra elétrica conta com a ajuda do amplificador elétrico para que os sinais elétricos sejam transformados em ondas sonoras, ou seja, você possa curtir aquele som.

Sendo assim, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas e amplificado mecanicamente. A guitarra elétrica, portanto, aceita alterações eletrônicas no seu timbre e, por isso, é a queridinha dos guitarristas de rock, gospel, jazz, blues e pop.

Mas e a guitarra acústica? Confira mais detalhes técnicos abaixo.

Guitarra acústica: corpo oco e vibração através da caixa de ressonância

Primeiramente, quando se fala em guitarra elétrica e guitarra acústica, a história se mescla. Isso porque a guitarra acústica surgiu antes da elétrica. Entretanto, ao serem plugadas em alto volume, gerava-se microfonia, o que acabou exigindo a criação da guitarra elétrica, que tem corpo maciço.

Nesse sentido, a guitarra acústica amplifica o som através da caixa de ressonância. Assim, a vibração das cordas coloca todo o tampo harmônico em vibração, seja na parte anterior ou na posterior.

Mas isso não quer dizer que a guitarra acústica não tem o seu som amplificado eletronicamente. Sendo assim, podem ser usados vários tipos de microfones no instrumento acústico. Eles, por sua vez, podem ser colocados externamente ou juntamente com as cordas.

Guitarra elétrica e guitarra acústica: como escolher

guitarra elétrica e guitarra acústica
Guitarra acústica (à esquerda) e guitarra elétrica disponíveis no mercado

Sendo assim, como você viu, existem algumas características básicas entre os principais tipos de guitarra. No entanto, na hora de escolher seu instrumento, a dica é verificar preço e qualidade do som. Só para adiantar, o instrumento elétrico é mais popular e acessível. Portanto, não tenha pressa nessa decisão.

Em resumo, guitarra elétrica e guitarra acústica, bem como guitarra semiacústica, são capazes de gerar um som emocionante, que leva qualquer guitarrista a se sentir realizado.

Mas se, além de estar pesquisando sobre instrumentos, você também precisa seguir um método de estudos, conheça o curso Guitarra Agora criado pelo professor e guitarrista Max Souza.

Aproveite a oportunidade e se inscreva no nosso blog através do botão abaixo para receber mais notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *