Por que o metrônomo musical é importante para quem está aprendendo a tocar guitarra?

Tempo de leitura: 3 minutos

Não adianta reclamar: o metrônomo musical é um item indispensável para quem está aprendendo um instrumento musical, seja ele de cordas ou de percussão.

Afinal de contas, o equipamento, que pode ser físico ou on-line, ajuda o músico a acompanhar o ritmo da música. Isso faz toda a diferença, portanto, na hora de tocar numa banda.

Isso porque você já deve ter percebido instrumentos descompassados numa banda. Enquanto o baixista está numa velocidade, o guitarrista está em outra. O resultado final, por consequência, é plateia vazia.

Então, já que o uso do metrônomo musical é importante, não tem escapatória. Se você está aprendendo a tocar guitarra agora, o jeito é se aliar ao metrônomo pelo menos até chegar a um nível de experiência que você possa identificar o timing correto da canção.

O que é metrônomo musical?

Sendo assim, o metrônomo musical é uma ferramenta que produz uma batida para orientar os músicos. Os pulsos, portanto, têm constância e regularidade.

Mas o interessante é que as batidas não são aleatórias. Nesse sentido, elas seguem a uma ordem de intervalo. Portanto, é o chamado BPM (Batimentos por Minuto).

Dessa forma, o metrônomo musical pode ser programado para tocar de 35 a 250 BPMs. Quanto maior o BPM maior é a velocidade da música. É importante, portanto, que todos os músicos de uma banda sigam o mesmo timing.

Metrônomo físico ou on-line?

É importante saber que o investimento no metrônomo musical não precisa ser alto. Portanto, se você já comprometeu o orçamento comprando guitarra, amplificador e cabo saiba que o metrônomo é mais barato.

Basicamente, existem equipamentos físicos analógicos e digitais, que custam a partir de R$ 18,00, e também aplicativos que podem ser baixados no Android ou iOS, bem como sites que podem ser usados pelos guitarristas. Um deles é o site Musicca que possui metrônomo gratuito.

Portanto, a escolha dependerá muito da sua preferência pessoal. Nesse sentido, leve em consideração a qualidade do sinal de internet nos ensaios ou a facilidade para transportar o equipamento para onde você for.

Como se adaptar ao metrônomo musical?

Max Souza guitarrista

Muitos músicos não gostam de acompanhar o metrônomo musical quando estão iniciando seus estudos. No entanto, como você viu ao longo deste conteúdo, ele é importante para acompanhar o timing exato da música.

Portanto, separamos algumas dicas para você se adaptar melhor ao aparelho:

  • primeiramente, ouça a música com o metrônomo musical desligado para perceber a sonoridade;
  • ligue o aparelho ou acione o aplicativo e bata palmas juntamente com as pulsações;
  • comece a tocar juntamente com o metrônomo;
  • escolha uma música que você gosta para este treino para que ele não fique massante;
  • mude os BPMs gradualmente para você perceber a diferença do ritmo musical.

Portanto, aos poucos, você vai ganhando mais velocidade na guitarra e pode tocar o instrumento com mais segurança nas suas habilidades.

Para concluir, portanto, o uso do metrônomo musical é essencial para você perceber a pulsação da música e ter uma boa performance. Por mais que você não se adapte ao uso do equipamento nos estudos de guitarra no começo, é necessário ter paciência e dedicação.

Agora vai mais uma dica para você que está aprendendo a tocar guitarra elétrica. Entre no site do curso Guitarra Agora e conheça o método de ensino do professor Max Souza.

Este artigo tirou suas dúvidas? Aproveite e clique no botão abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre guitarra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *