Saiba como treinar para ganhar velocidade na guitarra

Tempo de leitura: 3 minutos

O desejo de todo guitarrista é ganhar velocidade na guitarra. Mas para isso é preciso paciência e treino. Afinal, o instrumento é como uma academia: você não consegue músculos da noite para o dia.

Por isso, muitos guitarristas que já têm um certo conhecimento das técnicas de guitarra sentem-se frustrados porque ainda não ganharam velocidade nos solos. Contudo, é bom lembrar que tudo tem seu tempo.

Assim, treinando em velocidade baixa todos os dias ou com um processo bem definido, você também chegará lá. Afinal, a velocidade na guitarra é uma habilidade muito bem vista, principalmente quando você quer tocar profissionalmente.

Nesse sentido, veja algumas dicas neste artigo que poderão ser úteis na sua caminhada.

Por que é importante ter velocidade na guitarra?

Certamente você aprendeu a tocar guitarra porque ficava fascinado com os solos de guitarra dos seus ídolos. Dependendo do ritmo da canção, trabalhar rapidamente com a mão esquerda e direita é essencial. Isso porque os acordes soam muito mais emocionantes.

Justamente por isso o músico que consegue fazer solos rápidos e limpos é bem-vindo em qualquer banda. Portanto, a velocidade permite a você tocar com segurança e emoção.

Quantos BPMs eu posso atingir na guitarra?  

professor de guitarra Max Souza

Nesse sentido, um metrônomo normal mede até 250 BPM (Batimentos por Minutos), o que é considerada uma velocidade alta na guitarra elétrica.

Mas que tal o desafio do guitarrista John Taylor, que alcançou 600 BPM em seu instrumento na canção Flight of the Bumblebee, de Rimsky-Korsakov?

Se está duvidando, veja no vídeo (no tempo 5’22’’) ele tocando em velocidade muito além do normal. Taylor começa numa velocidade baixa e vai aumentando gradativamente.

Como treinar para atingir velocidade?

Tudo bem, não é preciso chegar a 600 BPM. Mas se o seu desejo é ganhar agilidade, aqui vão algumas dicas:

  • treine pelo menos 30 minutos por dia;
  • comece em velocidade baixa;
  • aumente gradativamente de 1 em 1 ou de 3 em 3 BPM conforme a sua preferência e performance;
  • tenha muita paciência e dedicação;
  • fique cantarolando o ritmo para aguçar sua audição;
  • faça alongamento dos braços e dedos para não causar nenhuma lesão;
  • não use palhetas muito finas, pois elas fazem você perder agilidade nos dedos;
  • ganhe resistência muscular nos braços;
  • grave você tocando para poder fazer uma autoavaliação.

Afinal, velocidade na guitarra é mais importante que precisão?

Desse modo, como você viu até aqui, a velocidade na guitarra é importante para dar aquele toque especial no seu solo. Mas é consenso que precisão é muito melhor que velocidade.  

Portanto, antes de treinar para ganhar velocidade, é importante ter notas limpas e ritmo preciso, dentro do timing da música. Sendo assim, vá adquirindo qualidade com o tempo. E não se esqueça que, mesmo após ganhar velocidade, é importante continuar treinando para ter acordes limpos.

Concluindo, para ganhar velocidade na guitarra é importante treinar quase todos os dias, sempre atento à sua resistência muscular e à qualidade das notas.

Se mesmo dominando algumas técnicas de guitarra, você ainda sente que precisa voltar aos estudos, conheça o método do curso Guitarra Agora, do professor Max Souza, que tem dicas valiosas para o nível iniciante e intermediário.

Aproveite para clicar no botão abaixo e receber mais conteúdo sobre os estudos de guitarra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *