Tocando guitarra: trabalhe com o que você mais ama

Tempo de leitura: 3 minutos

Há um tempo atrás, pensar em ganhar a vida como músico parecia coisa de maluco. Mas, na verdade, esse julgamento é um erro! É possível ser um profissional tocando guitarra. Para isso, é importante estudar e planejar sua entrada na profissão.

Afinal de contas, não há nada mais prazeroso do que trabalhar naquilo que amamos. Certamente, surgem os estresses do dia a dia com clientes, gravadoras, escolas de música, bandas e gravadoras.

No entanto, o prazer de subir ao palco e fazer um solo ou ainda de ensinar um futuro guitarrista a trilhar este caminho é uma sensação gratificante. Portanto, veja neste post como virar um profissional da música e abandonar de vez o escritório.

Como ser um guitarrista profissional?

Você deve ter muitas referências de guitarristas profissionais. Enfim, saiba que cada um passou por maus bocados até chegar onde estão. Sobretudo, os veteranos. Isso porque antigamente o acesso a equipamentos mais baratos e a cursos de guitarra era mais difícil.

Enfim, nesse ponto, a internet veio para ajudar. Aliás, você encontra ótimos cursos de guitarra on-line e também consegue montar um bom equipamento fuçando os sites de instrumentos musicais e acessórios para músicos.

Portanto, é bom lembrar que além de vontade e talento, você deverá contar com uma dose extra de planejamento e visão empreendedora. Afinal de contas, você terá que correr atrás de clientes, caso opte pelo caminho de montar um estúdio ou ser um professor particular de guitarra.

Acima de tudo, você necessita estudar. Isso porque não adianta ter um conhecimento raso do instrumento. Nesse sentido, não é preciso fazer uma faculdade de música, mas sim obter o conhecimento técnico necessário para se dar bem como integrante de uma banda ou empreendedor da área.

Quais os passos para ganhar a vida tocando guitarra?

Em primeiro lugar, é preciso acreditar que você pode encarar a guitarra como uma ferramenta de trabalho. Porém, para isso acontecer, é importante uma mudança de chave na sua mente. Se você ficou arrepiado desde quando ouviu o primeiro acorde e se quer realmente se dedicar a essa paixão, você deve optar por transformar um hobby numa profissão.

Além disso, deve entender que muitas pessoas não o compreenderão. Se isso serve de consolo, lembre-se do personagem da animação Soul, o Joe Gardner, que era criticado por sua mãe porque queria ganhar a vida sendo músico. Depois de muitos percalços, ele conseguiu.

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para se tornar um guitarrista profissional e realizado:

  • comece a estudar com afinco, treinando pelo menos uma hora por dia e aos fins de semana;
  • analise que tipo de carreira seguir, se guitarrista de banda, professor de escola de música, professor particular, youtuber, dono de estúdio, entre outros;
  • planeje a conquista de mais clientes ou a realização de mais shows para ir, aos poucos, fazendo a sua própria reserva financeira para poder se desprender da sua (antiga) carreira;
  • com o tempo se especialize e invista no seu instrumento para ficar no mesmo patamar de outros guitarristas que você admira.

Como o Guitarra Agora pode te ajudar

Max Souza tocando guitarra

O Guitarra Agora é um curso 100% on-line ministrado pelo professor e guitarrista Max Souza. O ensino é voltado para alunos do nível iniciante ao avançado e acompanha 12 módulos que farão você tirar seu velho sonho do papel.

Em suma, trabalhar tocando guitarra, seja animando a galera em shows ou ensinando o passo a passo desse instrumento maravilhoso, é um desejo perfeitamente possível de ser realizado.

Se você curtiu esse conteúdo e se ele te inspirou compartilhe nas suas redes sociais e clique no botão abaixo para receber mais conteúdos sobre guitarra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *