É possível aprender guitarra sozinho e do zero?

Tempo de leitura: 3 minutos

Aprender guitarra sozinho é um desafio. É preciso ter força de vontade, metodologia e disciplina para tocar como um verdadeiro profissional.

Aprender guitarra sozinho na internet: quando se trata desse assunto há dois caminhos possíveis: se inscrever num curso de guitarra on-line ou caçar aulas picadas no YouTube. Isso porque nem todas as cidades têm bons cursos com professores com boa didática para ensinar o instrumento. Além disso, muitas aulas são caras. Mas como manter a disciplina e aprender guitarra do jeito certo?

Primeiramente, é bom lembrar que tocar um instrumento de cordas não é tão fácil como se deseja. Portanto, é preciso ter um mínimo de conhecimento sobre notas musicais, velocidade e ritmo. Isso sem falar em entender bem as tablaturas e conhecer as características da guitarra.

Mas também não é para desistir logo de cara. Afinal de contas, se você já tem os equipamentos básicos, como guitarra e amplificador, é hora de arregaçar as mangas para levar o estudo a sério. Assim, num futuro breve, você já pode se ver tocando guitarra elétrica numa banda de amigos.

Portanto, veja a seguir os passos a trilhar para aprender guitarra sozinho.

Devo escolher curso presencial, on-line ou vídeos na internet?

Quando se põe na cabeça que se quer aprender a tocar guitarra elétrica, fazer um curso presencial, um curso on-line ou garimpar conteúdos gratuitos na internet são boas saídas. Mas, é claro, cada uma das alternativas tem suas particularidades. Vamos conhecer cada uma delas?

Nesse sentido, o curso presencial lhe dá a chance de checar suas dúvidas diretamente com o professor. Entretanto, ele segue a uma metodologia ampla. Por exemplo, ele pode tratar de escala maior por muitas semanas, ao passo que você já pode ter dominado o tema, porém, precisa acompanhar o ritmo da classe.

Enquanto isso, se você não tiver muito tempo nem grana para investir num curso presencial, você pode recorrer aos conteúdos gratuitos em canais do YouTube ou sites de guitarristas.

Certamente, esse é um bom passo, contudo, pode lhe deixar perdido, pois você não terá a sequência do aprendizado, ou seja, você pode aprender apenas alguns passos da digitação psicomotora, por exemplo, e não ir até o fim. Sendo assim, o aprendizado vai ficar mais longo e disperso, o que pode ser desmotivador.

Entretanto, se você optar pelo curso on-line para aprender guitarra sozinho saiba que ele também exigirá disciplina. Afinal de contas, não basta se inscrever e fazer as aulas só de vez em quando, apenas quando sobra um tempinho. Como consequência, é preciso treinar pelo menos uma hora por dia, porém, seguindo o seu desempenho.

O que devo fazer para aprender guitarra sozinho?

professor Max Souza do curso Guitarra Agora
Professor Max Souza desenvolveu o método Guitarra Agora

Em suma, não há como escapar de uma metodologia de aprendizado da guitarra. Portanto, você pode até caçar aulas gratuitas no YouTube, mas precisará ter um caderno de anotações com um processo do que deverá aprender, como fazer solos, conhecer a anatomia da guitarra e aplicar as técnicas de tocar o instrumento.

Além de tudo isso, confira as dicas que o blog Guitarra Agora separou para você:

  • treine, treine e treine (pelo menos uma hora por dia);
  • toque com pessoas que já dominam o instrumento para ter grandes feedbacks;
  • leia conteúdos sobre teoria musical;
  • tente entrar numa banda e tocar as músicas do início ao fim;
  • persista, pois você merece realizar o sonho de tocar guitarra.

Para concluir, é possível aprender guitarra sozinho, mas é necessária uma dose extra de atenção e disciplina.

Portanto, aproveite para conhecer algumas dicas do professor Max Souza, no curso Guitarra Agora. Ah, e não se esqueça de clicar no botão abaixo e nos mande sua dúvida sobre tocar guitarra sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *